Voltar

NORMAS:


        O resumo estendido deverá conter entre 15 e 20 páginas de texto científico, isento do pré texto e do pós texto
        São considerados pré-texto: A capa, contra capa ou olho de capa, agradecimentos, dedicatórias sumário, entre outros.
        Anexos, carta de permissão de uso de nomes ou marcas entre outros são considerados pós textos
        As margens das páginas do texto serão de 3cm na direita e esquerda e 2,5 cm no topo e na base da página. Deve-se colocar cabeçalho com o nome da instituição em letras maiúscula, com fonte times news roman 12 com tabulação centrada, no rodapé no lado direito inferior deve-se colocar o número da página. (a inclusão de cabeçalho e rodapé facilita na editoração para revistas).

        O TCC deverá ser escrito com a fonte times new roman, TNR, tamanho 12, espaçamento 1,15 entre as linhas dobrando este espaçamento entre parágrafos. Os parágrafos devem ser tabulados sem espaçamento no lados esquerdo e direito, alcançando ambas as margens da página.

        Legendas de tabela devem ser escritas com fonte times new roman tamanho 10, acima da tabela, alinhadas com a coluna da esquerda da tabela. As tabelas devem ser enumeradas: Tabela 1, Tabela 2, e assim sucessivamente. Caso a tabela seja uma propriedade intelectual de outro, este outro deverá ser citado como fonte abaixo da tabela respeitando a mesma tabulação da legenda. A fonte deverá ser escrita em TNR tamanho 8.
        Legendas de figuras devem ser escritas com fonte times new roman tamanho 10, abaixo da figura, alinhadas com a linha esquerda da caixa da figura. As figuras devem ser enumeradas: Figura 1, Figura 2, etc. Caso a figura seja propriedade intelectual de outro, este deve ser citado abaixo da legenda, respeitando a mesma tabulação da legenda. A fonte deverá ser escrita com TNR tamanho 8.

O Título, nome dos autores, instituição, resumo e abstract deveram ser configurados em uma única coluna.
        O título do trabalho deve ser escrito com fonte TNR tamanho 14 em negrito com tabulação centralizada.
        Os nomes do autores no devem ser escritos com fonte TNR tamanho 12 em negrito com tabulação centralizada. O nome de cada autor deverá ser escrito da seguinte forma, primeiro o último sobrenome com todas as letras maiúsculas e apenas a inicial dos demais nomes e sobrenomes em maiúscula após o último sobrenome, por exemplo, o nome de Pedro Alvares Cabral deveria ser escrito como CABRAL, P. A. Os nomes dos autores devem ser separados por ponto e vírgula.
        O nome da instituição, Centro Universitário Padre Anchieta, deve ser escrito com TNR 10 em negrito centralizado abaixo do nome dos autores.
        O nome do curso deve ser escrito com TNR 10 em negrito centralizado abaixo do nome dos autores.
        As palavras resumo e abstract devem ser escrita com todas as letras maiúsculas, com TNR 12 em negrito e centralizada.
        Palavras chaves e Keywords devem ser escritas com TRN 12 em negrito justificada a esquerda ao final do resumo e do abstract respectivamente sem dobrar o espaçamento entre as linhas.

        Logo após as keywords do abstract, o layout da página deve ser configurado para duas colunas, os tópicos: Introdução, revisão bibliográfica, materiais e métodos, resultados e discussão, conclusões e referência bibliográficas, já na parte do texto que contem duas colunas, devem ser escritos com todas as letras maiúsculas, com TNR 12 em negrito. Os títulos de subdivisões, dos tópicos acima, devem ser escritos com as primeiras letras maiúsculas, com TNR 12 em negrito. Todos tabulados na margem esquerda.

        Figuras e tabelas que por ventura não ficarem claras quando respeitadas as duas colunas, podem ultrapassar a divisão entre elas, contudo, recomenda-se fortemente que as figuras sejam editadas para caberem entre as margens de uma das duas colunas.

Para o texto do TCC sugere-se a seguinte divisão.
        RESUMO e ABSTRACT juntos. Até 1 página
        INTRODUÇÃO. 2 – 3 páginas
        REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 3- 4 páginas
        MATERIAIS E MÉTODOS. 1-2 páginas
        RESULTADOS E DISCUSSÃO. 5-7 páginas
        CONCLUSÕES. Até 1 Página
        REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS.


Sobre o texto
        Todo trabalho científico, tais como artigos, relatórios, TTC, monografias, dissertações de mestrado e tese devem ser escritos na terceira pessoa. Pronomes na primeira pessoa e verbos na primeira pessoa são proibidos na escrita de textos científicos.
        As citações realizadas no transcorrer do texto devem estar em conformidade com o manual de escrita de TCC do UniAnchieta.
        A prática de apenas escrever o texto citado com pequenas modificações deve ser dirimida, ou seja, trocar de voz ativa para voz passiva, mudar a sequência das frases entre outras traquinagens devem ser suprimidas. Pode-se copiar uma frase do autor citado, mas deve-se discutir ou analisar esta frase, pode-se copiar um resultado do autor citado, mas deve-se comparar o resultado com os resultados obtidos, pode-se comparar a metodologia realizada com as metodologias de outros trabalhos, mas não copiar a metodologia de outro autor. Você até pode copiar um parágrafo inteiro de outro autor (veja como fazer no manual de escrita de TCC do UniAnchieta), mas você deve discutir, comparar ou analisar o texto copiado.