LINHAS DE PESQUISA / GRUPOS DE PESQUISA DOS CURSOS
CURSO LETRAS
» 1. Práticas discursivas e textuais
Estudo das práticas discursivas e textuais, considerando os diferentes usos, suportes, relações, processos e mecanismos de funcionamento lingüístico e discursivo, na constituição de efeitos de sentido.
|
» 2. Estudos Literários: texto, crítica, teoria
Estudo dos modos de narrar no romance realista e no romance moderno. Este enfoque pode se abrir para as seguintes abordagens: literatura comparada (brasileira, francesa e inglesa), teorias sobre o foco narrativo, teorias sobre linguagem e subjetividade, estudos sobre os contextos sociais e culturais de produção da obra.
|
» 3. As distâncias de e para o ensino
Estudo das práticas discursivas e textuais que envolvem o ensino de língua materna e estrangeira, considerando os diferentes usos, suportes, relações, processos e mecanismos de funcionamento lingüístico e discursivo, na constituição de efeitos de sentido.
|
» 4. Estudos Literários: texto, crítica, teoria
Os objetivos desta linha de pesquisa, ao estudar as poéticas que se extraem das análises de textos líricos, romanescos e teatrais, é o de entender as configurações e reconfigurações histórico-estético-sociais da interpretação da leitura literária: seja em uma vertente crítica que busque postular a si mesma como teoria do fazer literário; seja enquanto método de descrição e análise dos diversos modos de ler, da circulação do texto literário e da formação de seu público.
|
» 5. Letras, Arte, Cultura e Criação
Dado o atual quadro do curso de Letras inserido no conjunto das licenciaturas, o Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Área de Letras busca pesquisar novas possibilidades e desenvolvimentos para a atuação da pessoa que se envolve em atividades vinculadas a uma formação em Letras, seja como pesquisas que visem a outras proposições para a docência, seja a outros meios de intervenção socioculturais. Seja a partir de pressupostos básicos da área da linguagem, seja dos que compõem os Estudos Literários e suas intersecções com as concepções de Cultura e de Arte, a pesquisa e os estudos, também, buscam averiguar a pertinência da inserção das Letras no novo campo das designadas indústrias criativas. No interior desta linha encontram-se os trabalhos do Grupo de Estudos e Pesquisa para o Desenvolvimento da Área de Letras (GEDAL) cujos membros desenvolvem projetos individuais agrupados nos temas pertinentes à linha de pesquisa.
|
» 1. Cidadania, Direitos Sociais e Poder Político
Análise do alcance e dos limites da cidadania no Brasil, em sua relação com a luta pela conquista dos direitos sociais, e análise da questão do poder político nas sociedades contemporâneas.
|
» 2. Direito e Modernidade Líquida
Reflexões sobre os influxos da modernidade líquida no campo jurídico, diluição e esvaziamento das instituições e autoridades jurídicas; fugacidade das normas e morosidade do processo legislativo; liquefação das relações sociais e consumismo. Estudo da relação entre aspectos da modernidade líquida e a interpretação das normas jurídicas.
|
» 3. Direito Ambiental, Agrário e Ciência Política
Responsabilidade ambiental de poluidores, com foco nos desastres de Mariana (MG) e Brumadinho (MG). Problematização do licenciamento ambiental e análise dos projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional. Código Florestal e instrumentos de proteção ambiental. Direito ambiental marítimo (poluição em mares). Direito agrário e fundiário em geral. As relações entre os Poderes Executivo e Legislativo: presidencialismo de coalizão e partidos políticos.
|
» 4. Capitalismo, Estado e Sujeito de Direito
Estudo crítico sobre liberdade, igualdade e sujeito de direito a partir da obra de Pachukanis. Análise e confronto dos posicionamentos de Pachukanis e Kelsen. Reflexões sobre a História do Estado Contemporâneo sob a égide da teoria do Estado.
|
» 5. Tópicos de Direito Constitucional
Estudos sobre o exercício, consequências jurídicas e repercussão social do Controle de Constitucionalidade no Brasil. Análise das formas de Estado e Sistemas de Governo. Reflexões sobre a eficácia e a validade das normas constitucionais.
|
» 6. Tópicos de Direito Civil
Estudo do fenômeno da constitucionalização do Direito Civil. A reconstrução do Direito privado no Brasil. O Código Civil e o exercício da cidadania. Problematização dos institutos jurídicos presentes no Direito das Famílias. Análise crítica das funções da propriedade.
|
» 7. Direito e Políticas Públicas
Docente: Prof. Me. Sebastião Augusto de Camargo Pujol
Temas de interesse:
(i) Ciência integrada de Direito Penal
(ii) Política Criminal
(iii) Criminologia
(iv) Sistema Penitenciário
Ementa:
Estudos sobre a criminalidade do ponto de vista da ciência integrada do Direito Penal abrangendo dogmática penal, criminologia e política criminal. Análise do fenômeno da criminalidade sob a perspectiva da política criminal e das políticas públicas entendidas como "programas de ação governamental visando coordenar os meios à disposição do Estado e as atividades privadas para a realização de objetivos socialmente relevantes e politicamente determinados” (cf. Maria Paula Dallari Bucci).
|
CURSO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
» 1. Conhecimento e experiência
Estudo dos contextos de aquisição e produção de conhecimento, entre eles as imagens e a cidade, a partir dos diversos aspectos que os definem. A experiência estética e as diferentes linguagens, aliadas aos diálogos estabelecidos entre as diversas áreas do conhecimento, atuarão sinergicamente nas investigações conduzidas para a consecução dos objetivos almejados.
|
» 2. Ecologia Aplicada
Utilização de fundamentos de ecologia na busca de soluções para problemas ambientais, agrícolas e de saúde pública.
|
» 3. Desenvolvimento de Plantas e Interações Ambientais
Esta linha de pesquisa tem como principal objetivo desenvolver pesquisas em micropropagação de plantas, estudo fisiológicos com ações hormonais, além de trabalhar com as aplicações de estudos eco fisiológicos e ambientais.
|
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
» 4. Educação Ambiental
Trabalhos que analisem e desenvolvam projetos de educação ambiental como estratégia de conscientização e sensibilização para a importância da preservação ambiental.
|
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS
» 1. Desamparo Aprendido
O Desamparo aprendido tem sido considerado um modelo robusto para o estudo da psicopatologia Depressão. O modelo apresenta muitas características similares a psicopatologia no que tange as causas, desenvolvimento e tratamentos possíveis. Essas pesquisas tem o objetivo de investigar as variáveis que produzem o fenômeno do desamparo, refinar o procedimento de indução ao fenômeno e compreender a extensão do mesmo entre gêneros e questões biológicas. Tal investigação pode gerar ações preventivas, a longo prazo. Os estudos nessa área são tradicionalmente feito com animais entretanto, atualmente estamos desenvolvendo pesquisa com humanos.
|
» 2. Fundamentos e medidas na avaliação psicológica.
A avaliação psicológica é uma das principais áreas de formação do psicólogo, pois seja qual for a sua área atuação o procedimento adotado partirá dos resultados da avaliação psicológica realizada. Atualmente, vem se tornando uma área de grande debate em decorrência da reestruturação pela qual tem passado, com a revisão dos testes, bem como com a criação de novos instrumentos e práticas. Um dos fatores que possibilita a reconstrução destes métodos é a compreensão de que a mesma não é isolada, integrando no seu âmago as diversas áreas de conhecimento, possibilitando, desta forma, a compreensão do individuo avaliado na sua multiplicidade. Há uma expansão nesta área não só em relação aos procedimentos, como também em relação aos estudos de fundamentação teórica. Esta linha de pesquisa pretende estudar a aplicação e a validação de procedimentos na construção do perfil psicológico dos indivíduos, bem como descrever o comportamento a partir da aplicação das técnicas e de procedimentos da avaliação
psicológica em diferentes contextos.
|
» 3. Ensino Superior
Observa-se através dos relatórios de desempenho dos alunos no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), um domínio precário de leitura compreensiva. Os teóricos da área da educação sustentam que a leitura compreensiva é uma competência básica sobre a qual se estabelecem muitas outras. O fraco desempenho em leitura compreensiva demonstra insuficiência de conhecimento linguístico (conhecimento da norma culta escrita), de conhecimento textual (estrutura de um texto) e de conhecimento de mundo (bagagem do aluno para atribuir "sentido" ao texto, envolve conhecimento interpessoal, pessoal e social). Dado que, o aluno egresso do Enem é o aluno que ingressa no ensino superior, e que o processo de transição do ensino médio ao superior proporciona aos estudantes constantes desafios pessoais, interpessoais e institucionais é necessário compreender como ocorre a adaptação desse aluno à nova demanda. Essa linha de pesquisa pretende identificar relações entre o comportamento do discente e as múltiplas
contingências que vigoram no contexto do ensino superior. Pretende ainda caracterizar padrões comportamentais do estudante brasileiro do ensino superior e ainda planejar atividades e recursos que aprimorem o processo ensino-aprendizagem considerando o cenário atual e algumas demandas futuras.
|
» 4. Terapia Cognitiva
Estudo da cognição a partir de modelos teóricos emergentes no campo das ciências cognitivas, das estratégias clínicas atuais e da articulação das interpretações dos sujeitos sobre as situações vividas com suas crenças básicas.
|
» 5. Sujeito, instituições e sociedade: investigações psicanalíticas
Objetivo: investigações que visam o estudo da dinâmica inconsciente presente nas instituições e o estudo da constituição do sujeito e suas relações sociais. Enfoca-se o desenvolvimento de dispositivos teóricos fundamentados na psicanálise para o esclarecimento de temas e situações que perturbam as relações sociais e institucionais. Dentro desse objetivo privilegiam-se pesquisas teóricas que tenham como tema a teoria e técnica psicanalítica diante dos problemas deste campo de intersecção entre sujeito, instituição e sociedade, que por um lado apontam para o sofrimento psíquico derivados da constituição do sujeito em suas relações de pertencimento e relações com outrem, e por outro apontam para o funcionamento sintomático de instituições sociais que deixam de servir aos fins para os quais foram criadas, para servirem como ferramentas de opressão e violência a saúde psíquica dos indivíduos.
|
» 6. Modelos Animais em Psicopatologia
Os modelos animais tem contribuído decisivamente no desenvolvimento da terapêutica e na compreensão da etiologia das psicopatologias. É consenso na comunidade cientifica a característica multifatorial das psicopatologias assim como os múltiplos aspectos com que estas se apresentam. O objetivo desta linha é desenvolver e caracterizar os modelos experimentais em psicopatologia e contribuir para a compreensão desses fenômenos examinando-os à luz da analise experimental do comportamento e da abordagem bio-comportamental. O modelo que tem sido mais estudado é o CMS (chronic mild stress).
|
» 7. Práticas Educativas Parentais e suas variáveis
A literatura sobre Estilos Parentais aponta que a forma como os pais interagem e educam seus filhos pode levar à promoção de comportamentos apropriados ou que prejudicam a interação da criança com seu ambiente. Estilo Parental trata-se do conjunto das Práticas Educativas Parentais que levarão ao desenvolvimento de comportamentos próssociais ou antissociais, podendo ser, portanto, positivo ou negativo. Sendo assim, a presente linha de pesquisa tem como objetivo desenvolver trabalhos que investiguem variáveis relacionadas às Práticas Educativas Parentais que os pais adotam na educação de seus filhos.
|
» 8. Análise de Comportamentos Complexos
Esta linha de pesquisa pretende identificar e estabelecer relações entre as contingências e os padrões comportamentais produzidos por essas. Nessa direção inserem-se os estudos que investigam quais as condições que favorecem/propiciam o desenvolvimento de psicopatologias descritas e classificadas no DSM – V. O DSM-V (Manual Diagnóstico e Estatístico das Doenças Mentais) classifica as psicopatologias segundo a topografia, isto é, segundo critérios quanto à forma com que os transtornos se apresentam. Portanto, estudos que aprofundem ou identifiquem quais processos são subjacentes a geração dos Transtornos são frutíferos para a compreensão dos mesmos de uma forma mais abrangente. Essa linha de pesquisa poderá ser desenvolvida por estudos sistemáticos empíricos ou por analises de casos já descritos na literatura.
|
» 9. Adoecimento e suas relações
A literatura aponta para psicologia da saúde como o campo da psicologia que busca o entendimento e tratamento dos aspectos psicológicos em torno do adoecimento. O adoecimento se dá quando o sujeito, carregado de subjetividade, esbarra na natureza patológica, denominado doença, presente em seu próprio corpo, produzindo uma infinidade de aspectos psicológicos que podem se evidenciar no paciente, na família, ou na equipe de profissionais. A presente linha de pesquisa tem como objetivo desenvolver trabalhos que investiguem e analisem variáveis relacionadas com o processo de adoecimento e suas relações e repercussões. É proposto o desenvolvimento de pesquisas e investigações sistemáticas e empíricas.
|
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS
» 1. Sensores
Estudo e desenvolvimento de metodologias e dispositivos para análise, sensoriamento e diagnóstico de produtos e processos industriais de transformação de materiais.
|
» 1. Nutrição Clínica
Esta linha visa à área da nutrição que envolve as diversas enfermidades (doenças) que acometem o ser humano, através da alimentação.
|
» 2. Nutrição Social
Esta linha concentra os aspectos social, cultural, religioso, econômicos e políticos relativos à alimentação e como estes podem influenciar nutrição humana.
|
» 3. Gestão em unidades de Alimentação e Nutrição
Linha de pesquisa que visa à gestão das unidades de alimentação e nutrição.
|
» 4. Alimentos e Nutrição
Trabalhos que lidam com os alimentos e sua composição envolvendo a área de Tecnologia de alimentos, Bromatologia e Nutrição Experimental.
|
» 5. Biologia Funcional e Molecular
Trabalhos que envolvam Bioquímica e Fisiologia e enquadram-se nos seguintes temas:
1) Química de macromoléculas;
2) Bioenergética, metabolismo e sinalização celular em diferentes órgãos e tecidos.
|
CURSO ENGENHARIA DE ALIMENTOS
» 1. Estudo e desenvolvimento de tecnologias e produtos alimentícios
Estudo e desenvolvimento de tecnologias (processos e procedimentos) e produtos alimentícios, levando em consideração as necessidades e requerimentos do mercado consumidor e da sociedade em geral.
|
» 2. Análise de Alimentos
A análise de alimentos é uma área de extrema importância no controle de qualidade de alimentos e na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e processos. Por outro lado, nem sempre os métodos analíticos disponíveis são adequados a todos os tipos de alimentos e precisam ser alterados, testados e revalidados para poderem ser adotados. Algumas vezes, ainda, é necessário desenvolver novas metodologias analíticas, pois não há nenhuma previamente estudada que possa ser empregada para determinada análise.
|
» 1. Empregabilidade, Desenvolvimento Humano e Educação
Esta linha de pesquisa está ligada ao curso de Administração com viés investigativo da área de Psicologia e Pedagogia vinculada ao Núcleo de Empregabilidade e Relações Empresariais. Objetiva estudar diferentes dimensões psicológicas e educacionais do desenvolvimento humano e aspectos históricos, sociais e culturais do mercado de trabalho e empregabilidade.
|
» 2. Administração, Estudos Organizacionais, Tecnologia da Informação e Gestão de Projetos
Esta linha estuda as instituições da sociedade civil e empresarial com foco em sistemas de informações e suas tecnologias, com o objetivo de estudar e discutir modelos de negócio e integração de cadeia de valor, bem como, gestão e organização no Brasil.
|
» 3. Estratégia Empresarial
Esta linha de pesquisa se concentra em estudos sobre os conceitos e aplicação da estratégia empresarial, vantagem competitiva e Governança Corporativa.
|
» 4. Finanças Corporativas
Esta linha de pesquisa estuda os mercados financeiros, os instrumentos que compõem este mercado, decisões de caráter financeiro.
|
CURSO TERAPIA OCUPACIONAL
» 2. Tecnologias leves em Terapia Ocupacional
Esta linha de pesquisa aborda estudos sobre a epistemologia da Atividade Humana na Terapia Ocupacional.
Visa a produção de conhecimentos considerando a fundamentação histórica e a análise das atividades na vida cotidiana. Indentifica e desenvolve os aspectos ocupacionais e tecnológicos das atividades para a prática da Terapia Ocupacional nos campos da saúde, educação, promoção social.
|
CURSO CIÊNCIAS ECONÔMICAS
» 1. Economia Social com Ênfase Regional
Essa linha de pesquisa visa analisar a importância e a regularização do Estado no processo de desenvolvimento econômico com base nos principais instrumentos de política econômica e, também, analisando e estudando o Estado enquanto propulsor do desenvolvimento, ou seja, desenvolvendo a indústria de base.
A linha de Economia Social trata de temas como desigualdade de renda, pobreza e políticas públicas e caráter redistributivo e/ou compensatório, como Educação, Saúde e Previdência. O objetivo consiste em diagnosticar os principais problemas sociais, identificar os principais determinantes e avaliar as políticas públicas destinadas a promover uma melhora no quadro social, focando as análises na região que se insere a faculdade.
|
» 2. Economia Política e Desenvolvimento
Essa linha de pesquisa busca a interpretação reflexiva e científica preocupada com a multiplicidade sistêmica, isto é, a construção que captura os distintos aspectos, formule e reformule os diálogos com as áreas do conhecimento científico, selecionando por meio da abstração qualificada.
O objetivo central é a análise da situação estrutural das economias, considerando as relações sociais e suas interpenetrações nas organizações empresariais, na perspectiva de se compreender o movimento contraditório e instável.
|
» 1. Instituições escolares e práticas educativas
Estudo de instituições escolares, abordado por diferentes categorias de análises básicas (espaço, tempo, currículo, modelo pedagógico, professores, manuais escolares, públicos e dimensões) que permite uma nova abordagem dos processos de formação e de evolução das instituições escolares.
|
» 1. Assistência Farmacêutica
Essa linha de pesquisa visa o estudo de Políticas de Medicamentos e Assistência Farmacêutica inserida na Política Nacional de Saúde, envolvendo um conjunto de ações voltadas à saúde e garantindo os princípios de universalidade, integralidade e equidade do SUS. Busca um enfoque sistêmico para a organização e gestão da Assistência Farmacêutica, que engloba ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde e visa o seu acesso e uso racional de medicamentos. Inclui a Atenção Farmacêutica como modelo de prática da área desenvolvida dentro das experiências dos indivíduos com o uso de medicamentos. Estabelece a relação entre essas experiências e o desenvolvimento de problemas relacionados ao uso de medicamentos.
|
» 2. Produção, Análise e Controle de qualidade de formulações farmacêuticas, cosméticas, fitoterápicas e alimentos;
Esta linha visa a pesquisa, desenvolvimento, produção e controle de fármacos, medicamentos, cosméticos e alimentos. Essa linha apresenta característica multidisciplinar, enfatizando as características e demandas regionais.
|
» 3. Biologia Morfofuncional e Molecular
Esta linha de pesquisa busca entender as bases morfofuncionais e moleculares de patologias e mecanismos de ação de medicamentos, com enfoque de disciplinas básicas do curso de Farmácia.
|
|